Casamento Civil – Quais Documentos são Necessários?

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 23 jan 18

Que Documentos são Necessários Para o Casamento Civil?

Os documentos necessários para o casamento civil podem variar conforme os noivos: solteiros, divorciados, estrangeiros e viúvos. Para cada um, uma exigência de documentação para a comprovação de sua condição. Apesar disso, a lista de documentos não é extensa. Veja agora quais são os documentos necessários para cada um desses poder realizar o casamento civil.

 

Como dar início ao processo do casamento civil?

Antes de tudo, os noivos deverão procurar o cartório de Registro Civil para o início do processo de habilitação do casamento. Isso porque, para que possa haver o casamento, os noivos deverão apresentar provas de que estão livres e desimpedidos para casar. O processo de habilitação para o casamento nada mais é do que uma averiguação dessa condição dos pretendentes. É nessa etapa do processo que são apresentados os documentos necessários para o casamento, que deverá ser feito, ao menos, 30 dias antes do casamento.

Após a conferência da documentação, os próximos passos são a afixação dos proclamas do casamento em local de fácil acesso e a publicação do mesmo na imprensa local, realizada pelo oficial do cartório. Caso não seja apresentado nenhum impedimento ao casamento em 15 dias, os noivos estarão liberados para o casamento, que poderá ser realizado no próprio cartório ou em diligência (em qualquer outro local).

 

Documentos necessários se um dos noivos for viúvo

A documentação necessária a ser apresentada para a comprovação das informações prestadas poderá sofrer alguma variação. Caso os noivos sejam solteiros e maiores de 18 anos, apenas o RG (original), comprovante de residência (original) e certidão de nascimento atualizada serão necessários para a realização do casamento civil. Em caso de algum dos noivos ser divorciado, os originais do RG e do comprovante de residência (atualizado) e as cópias autenticadas da Certidão de Casamento atualizada, com a averbação de divórcio também serão necessárias.

Se entre os noivos, algum for viúvo, além dos originais do RG e do comprovante de residência, também serão necessários as cópias autenticadas da certidão de casamento e a certidão de óbito do cônjuge falecido.


 

Como é o casamento para estrangeiros e menores de 18

Já os noivos estrangeiros têm um processo um pouco diferente, sendo necessário uma cópia autenticada do Registro Nacional de Estrangeiros (RNE) ou a Certidão de Nascimento original, com carimbo da Embaixada Brasileira, feita por tradutor público juramentado e registrado em Cartório de Títulos e Documentos ou, ainda, Certidão Consular que poderá ser providenciada no Consulado do país de origem.

Caso algum dos noivos seja menor de 18 anos, o Código Civil determina, em seu artigo 1.517, que deverá ser autorizado, por ambos os pais ou por quem seja seu representante legal. Além da autorização, o RG (original), comprovante de residência (original) e certidão de nascimento atualizada serão necessários para a realização do casamento civil.

Referências e Observações

Nós realizamos tanto o serviço de emissão de 2ª via em Breve Relato, quanto em Inteiro Teor para ambos os tipos de certidões (nascimento, casamento, óbito, imóveis..).

Interaja nos comentários caso tenha alguma dúvida a respeito desta matéria.

Compartilhe para ajudar a divulgar este material gratuito!

Por Luciano Batista de Lima

Acadêmico de Direito. Experiência: 13 anos de atuação em Cartório de Registro Civil em Santa Catarina, sendo que destes, 8 anos foram como Oficial Substituto.

Comentários

Conteúdos Relacionados

Como funciona um contrato de namorado?

Como funciona um contrato de namorado?

Você conhece o contrato de namorado? Ele é um instrumento jurídico útil para muitos casais no início da relação. Muitos especialistas em comportamento dizem que antes de casar as pessoas precisam se conhecer plenamente, sobretudo quando existem finanças envolvidas. E...

ler mais
Pesquisar protesto pelo CPF ou CNPJ! Saiba como fazer!

Pesquisar protesto pelo CPF ou CNPJ! Saiba como fazer!

A pesquisar protesto é uma ferramenta importante para quem precisa verificar a situação de um CPF ou CNPJ em relação a possíveis protestos de dívidas. Esse tipo de pesquisa é bastante utilizado por empresas que desejam avaliar a saúde financeira de um potencial...

ler mais
Averbação de Óbito! Saiba como fazer esse procedimento!

Averbação de Óbito! Saiba como fazer esse procedimento!

Você quer mais detalhes sobre a averbação de óbito? Talvez, algumas dúvidas possam surgir durante esse procedimento, e aqui nós podemos ajudar. Acompanhe esse artigo e descubra como funciona a averbação de óbito. Averbação de óbito: Para que serve? A averbação de...

ler mais