Como saber se estou divorciada pela internet?

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 24 jul 25
Mulher concentrada usando um laptop em sua casa, sentada à mesa com expressão curiosa, em ambiente iluminado por luz natural.

Saber o status civil atual é fundamental para diversos procedimentos legais, e muitos se perguntam como saber se estou divorciada pela internet.

Com o avanço dos sistemas digitais e a informatização dos cartórios, é possível realizar consultas e até emitir certidões diretamente online, tornando o processo mais ágil e acessível.

Isso pode ser útil especialmente em casos onde o divórcio foi feito há muito tempo ou em outra localidade.

Neste artigo do Certidão de Casamento Online, explicamos como saber se estou divorciada pela internet, quais ferramentas utilizar e o que observar em uma certidão de divórcio.

Como saber se já estou divorciado pela internet?

O método mais confiável para confirmar o divórcio é solicitando uma certidão de casamento atualizada com averbação do divórcio, veja como obter esse documento no conforto da sua casa:

  1. Clique em pedir certidão de casamento
  2. Informe seu nome completo, e-mail, telefone de contato e aceite dos termos
  3. Clique na opção de CERTIDÃO DE CASAMENTO
  4. Informe o estado, cidade e nome do cartório
  5. Insira os dados da certidão
  6. Escolha a opção certidão de casamento ou certidão de nascimento com averbação de casamento
  7. Informe seus dados de cadastro e/ou entrega
  8. Realize o pagamento e aguarde a entrega da sua certidão.

Outra opção é consultar o andamento de processos no site do Tribunal de Justiça do estado onde o divórcio foi solicitado.

Com o número do processo ou o nome completo das partes, é possível verificar se houve sentença de divórcio, o que confirma a separação legal, mesmo que ainda não tenha sido averbada no cartório.

Posso consultar o andamento de um processo de divórcio pela internet?

Sim, no Brasil, os tribunais de justiça estaduais disponibilizam portais online de consulta processual, onde é possível acompanhar o andamento de um processo de divórcio.

A busca pode ser feita por nome das partes, número do processo, CPF ou OAB do advogado, nos sistemas de consulta, é possível verificar:

  • Se o processo foi protocolado
  • Quais movimentações ocorreram
  • Se houve sentença definitiva
  • Se o divórcio foi homologado.

Importante: Alguns tribunais exigem que o usuário crie login e senha para acessar detalhes mais específicos ou documentos digitalizados. Além disso, processos que correm em segredo de justiça (como boa parte dos divórcios) exigem o uso de certificado digital ou autorização judicial para acesso completo.

O que fazer se não fui notificada do divórcio?

Se você descobriu que seu cônjuge pode ter iniciado um processo de divórcio sem o seu conhecimento, o ideal é consultar os tribunais ou cartórios e verificar se houve algum registro oficial.

A Constituição Federal assegura o direito ao contraditório e à ampla defesa, então, qualquer divórcio só pode ser concluído após a notificação (citação) da outra parte, salvo nos casos de desaparecimento ou impossibilidade de localização (quando o juiz pode determinar a citação por edital).

Se você não foi citada formalmente:

  • É possível pedir a nulidade de atos processuais, se comprovada a ausência de notificação válida
  • Você pode consultar um advogado para entrar com medida judicial, especialmente se houver prejuízos legais (como perda de bens ou pensão).

Também é recomendável verificar junto ao cartório se houve averbação de divórcio em seu registro de casamento.

Caso tenha ocorrido sem seu conhecimento, isso pode reforçar a necessidade de revisão judicial.

O que é uma certidão de divórcio e o que ela contém?

Na prática, o Brasil não emite uma “certidão de divórcio” separada, o que existe é a certidão de casamento com averbação do divórcio, que é o documento oficial que comprova que o vínculo matrimonial foi encerrado por decisão judicial ou escritura pública, esse documento conterá:

  • Dados originais do casamento: nomes, datas, local, livro e folha do registro
  • Informações da averbação: data do divórcio, cartório ou vara responsável, número do processo ou escritura
  • A observação de que o casamento foi dissolvido legalmente: identificando a pessoa como “divorciada”.

Esse tipo de certidão pode ser solicitado por qualquer pessoa que tenha interesse legítimo, incluindo a própria parte envolvida, advogados, herdeiros e até mesmo terceiros com procuração.

Se você precisa confirmar sua situação civil e tem dúvidas sobre registros anteriores, seguir os passos para como saber se estou divorciada pela internet é a maneira mais prática, econômica e segura de obter essa informação.

Para mais orientações sobre certidões, documentos legais e serviços online, acompanhe nossos outros conteúdos aqui no site!

Por Luciano Batista de Lima

Acadêmico de Direito. Experiência: 13 anos de atuação em Cartório de Registro Civil em Santa Catarina, sendo que destes, 8 anos foram como Oficial Substituto.

Comentários

Conteúdos Relacionados

Posso casar em outra cidade? Entenda mais detalhes aqui!

Posso casar em outra cidade? Entenda mais detalhes aqui!

Muitos casais prestes a oficializar a união civil têm dúvidas práticas sobre o processo e uma das mais comuns é: posso casar em outra cidade? A questão envolve tanto aspectos burocráticos quanto de planejamento, já que nem sempre o cartório do domicílio dos noivos é o...

ler mais
Como procurar certidão de casamento pelo nome?

Como procurar certidão de casamento pelo nome?

Localizar documentos em cartórios pode parecer uma tarefa complexa, especialmente quando não se tem o número do livro, folha ou termo do registro, nessas situações, muitas pessoas se perguntam se é possível procurar certidão de casamento pelo nome. O avanço da...

ler mais
Com quantos anos pode casar no cartório? Saiba o que mudou!

Com quantos anos pode casar no cartório? Saiba o que mudou!

O casamento civil é um dos atos mais importantes da vida civil e garante uma série de direitos e deveres ao casal, uma dúvida muito comum surge entre jovens e famílias é: com quantos anos pode casar no cartório? Essa questão envolve não apenas vontade pessoal, mas...

ler mais