Conheça os Tipos de Regime de Bens

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 17 jul 19

Quais os Tipos de Regime de Bens no Casamento Civil

O casamento civil permite alguns tipos de regime de separação de bens que devem ser esclarecidos e constar da certidão de casamento.

Conheça agora os tipos de regime de bens e suas principais diferenças.

Como decidir qual Regime de Bens adotar?

O regime de bens sob o qual o casal será regido e os bens do casal serão administrados durante o casamento, deverá ser escolhido previamente, na primeira visita ao cartório, ocasião em que o casal fará o pedido de habilitação para o casamento.

O regime de bens pode ser alterado após o casamento, através de alvará judicial, com a concordância de ambos os cônjuges.

O regime de bens pode ser de 3 tipos, dependendo como será a divisão utilizada pelo casal: comunhão universal de bens, separação total de bens ou comunhão parcial de bens.

O relacionamento e a história de vida de cada cônjuge é que vai ditar como será a escolha. O importante é que cada um se sinta confortável com a escolha do tipo de regime de bens a ser praticado durante a união.

A Comunhão e a Separação Total de Bens

A comunhão universal de bens é o regime em que tudo é dos dois. Cada parte do casal possui metade de tudo o que for adquirido, independente do valor ou de quem adquiriu. Quando por ocasião da morte de um dos parceiros, o cônjuge fica com metade desses bens e o restante deve ser dividido entre os herdeiros. Esse regime não é muito comum atualmente.

A separação total dos bens é quando os bens são de propriedade individual de quem os adquiriu, independente se a aquisição foi antes ou depois do casamento. Por ocasião da morte de um dos parceiros, o cônjuge vivo recebe parte igual a dos herdeiros, limitada a, no mínimo, a quarta parte da herança. Em alguns casos, esse regime pode ser obrigatório, como no caso de um dos cônjuges ser viúvo e possuir filhos com o cônjuge falecido e a partilha ou inventário ainda estiver em andamento. Outros casos em que é necessário esse tipo de regime de bens é quando o homem for menor de 16 ou maior de 60 anos ou quando a mulher for menor de 16 ou maior de 50 anos.

 

O Regime de Bens mais Comum

A comunhão parcial de bens é o regime de bens mais comum atualmente. Nesse regime, todos os bens que tenham sido adquiridos antes do casamento continuam de propriedade individual, porém, os bens adquiridos após o casamento é propriedade de ambos os cônjuges. Se um dos cônjuges receber uma herança ou doação, esta não será dividida entre o casal, ficando em nome do que foi agraciado. A divisão só poderá ocorrer em caso de a doação ou herança ter sido em nome das duas partes do casal.

Por Luciano Batista de Lima

Acadêmico de Direito. Experiência: 13 anos de atuação em Cartório de Registro Civil em Santa Catarina, sendo que destes, 8 anos foram como Oficial Substituto.

Comentários

Conteúdos Relacionados

Posso casar em qualquer cartório?

Posso casar em qualquer cartório?

Uma das dúvidas mais comuns entre casais que desejam oficializar a união é se posso casar em qualquer cartório. Afinal, com a rotina agitada e o aumento da mobilidade entre cidades e estados, muitos noivos buscam opções que se encaixem melhor em seus planos, seja pela...

ler mais
Posso casar em outra cidade? Entenda mais detalhes aqui!

Posso casar em outra cidade? Entenda mais detalhes aqui!

Muitos casais prestes a oficializar a união civil têm dúvidas práticas sobre o processo e uma das mais comuns é: posso casar em outra cidade? A questão envolve tanto aspectos burocráticos quanto de planejamento, já que nem sempre o cartório do domicílio dos noivos é o...

ler mais