Certidão de Casamento Atualizada – O que é e como solicitar?

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 16 jan 19

De fato certidão de casamento atualizada é um documento que comprova a união de duas pessoas. Assim, sendo emitida pelo cartório de registro civil. Contém diversas informações pessoais dos dois envolvidos, data da assinatura, assim como questões envolvendo divórcio ou óbito.

Este documento também poderá ser exigido em algumas aquisições.

Onde encontrar a certidão de casamento atualizada

A certidão de casamento atualizada é encontrada em qualquer cartório de registro civil do Brasil, embora seja recomendado ir em qual foi feita a original. Também é possível solicitar a segunda via on-line, com o envio do documento à sua residência.

Certidão de casamento atualizada substitui a de nascimento?

Muitos acreditam que certidão de casamento atualizada anula a de nascimento, mas isso não é real. A confusão acontece já que em muitos procedimentos jurídicos são pedidas as de casamento, como exemplo, a compra de imóveis.

Na verdade, os dois documentos são válidos. Portanto, um não anula o outro. As duas serão validas e utilizadas para seus devidos fins legais.

Documentos necessários

Eventualmente, não é necessária muita coisa para ter acesso ao registro atualizado, basta ia a um cartório com alguns documentos. Se você possui o documento original, é recomendado levar, pois, ajudará na confecção da nova.

  • Carteira de identidade
  • Certidão antiga


Trata-se de um processo extremamente simples de ser feito, tanto na opção digital quanto na busca física.

Confira também os documentos necessário para realizar um casamento civil!

Quanto custa?

O custo desse registro atualizado é de R$ 34,90. Dependendo do estado e do cartório, mais taxas podem ser cobradas. Quem fizer pela internet, na maioria dos casos, recebe o documento em casa.

Certidão após os 70 anos

Pessoas que tem mais de 70 anos devem atualizar o comprovante de matrimônio devido ao regime de bens. Após esta idade, a separação obrigatória de bens é exigida, sendo presumido um esforço comum à aquisição dos mesmos.

Por Luciano Batista de Lima

Acadêmico de Direito. Experiência: 13 anos de atuação em Cartório de Registro Civil em Santa Catarina, sendo que destes, 8 anos foram como Oficial Substituto.

Comentários

Conteúdos Relacionados

Como funciona o Casamento Coletivo?

Como funciona o Casamento Coletivo?

O casamento coletivo é solução aos casais nos quais não podem gastar muito com a celebração, mas sonham com este tipo de festa. Conheça quais são as vantagens e os critérios necessários a fim de aproveitar esse formato de união. Atualmente, dividir o altar e realizar...

ler mais
Segunda Via da Certidão de Casamento

Segunda Via da Certidão de Casamento

Se você não sabia, é possível requisitar a segunda via da certidão de casamento pela internet. Dessa forma, com apenas alguns cliques, conseguirá pedir esse documento. Descubra como funciona esse prático serviço! Pensar em tirar a segunda via de qualquer documento é...

ler mais
Certidão de Casamento Averbada – Descubra Como Solicitar?

Certidão de Casamento Averbada – Descubra Como Solicitar?

A certidão de casamento averbada é um documento com alterações em relação ao matrimônio. Ou seja, sempre quando houver alguma modificação ou cancelamento na certidão original, ela será feita por meio da averbação. A averbação, portanto, é uma mudança referente ao...

ler mais