Certidão de Casamento Atualizada – O que é e como solicitar?

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 16 jan 19

De fato certidão de casamento atualizada é um documento que comprova a união de duas pessoas. Assim, sendo emitida pelo cartório de registro civil. Contém diversas informações pessoais dos dois envolvidos, data da assinatura, assim como questões envolvendo divórcio ou óbito.

Este documento também poderá ser exigido em algumas aquisições.

Onde encontrar a certidão de casamento atualizada

A certidão de casamento atualizada é encontrada em qualquer cartório de registro civil do Brasil, embora seja recomendado ir em qual foi feita a original. Também é possível solicitar a segunda via on-line, com o envio do documento à sua residência.

Certidão de casamento atualizada substitui a de nascimento?

Muitos acreditam que certidão de casamento atualizada anula a de nascimento, mas isso não é real. A confusão acontece já que em muitos procedimentos jurídicos são pedidas as de casamento, como exemplo, a compra de imóveis.

Na verdade, os dois documentos são válidos. Portanto, um não anula o outro. As duas serão validas e utilizadas para seus devidos fins legais.

Documentos necessários

Eventualmente, não é necessária muita coisa para ter acesso ao registro atualizado, basta ia a um cartório com alguns documentos. Se você possui o documento original, é recomendado levar, pois, ajudará na confecção da nova.

  • Carteira de identidade
  • Certidão antiga


Trata-se de um processo extremamente simples de ser feito, tanto na opção digital quanto na busca física.

Confira também os documentos necessário para realizar um casamento civil!

Quanto custa?

O custo desse registro atualizado é de R$ 34,90. Dependendo do estado e do cartório, mais taxas podem ser cobradas. Quem fizer pela internet, na maioria dos casos, recebe o documento em casa.

Certidão após os 70 anos

Pessoas que tem mais de 70 anos devem atualizar o comprovante de matrimônio devido ao regime de bens. Após esta idade, a separação obrigatória de bens é exigida, sendo presumido um esforço comum à aquisição dos mesmos.

Por Luciano Batista de Lima

Acadêmico de Direito. Experiência: 13 anos de atuação em Cartório de Registro Civil em Santa Catarina, sendo que destes, 8 anos foram como Oficial Substituto.

Comentários

Conteúdos Relacionados

Regime da Separação Total de Bens! Saiba como funciona!

Regime da Separação Total de Bens! Saiba como funciona!

O casamento é um acontecimento idealizado por muitas pessoas e junto deles é feito durante o seu planejamento o Regime da Separação Total de Bens. É importante pensar além das flores da festa e dos padrinhos ao decidir juntar os trapos e oficializar o matrimônio. Ao...

ler mais
Busca de certidões no Brasil: Como funciona?

Busca de certidões no Brasil: Como funciona?

Realizar a Busca de Certidões no Brasil é algo fundamental para qualquer cidadão. Desde o nascimento até a nossa morte e em diversas situações precisaremos obter certidões, seja a primeira ou segunda via. São elas que vão dar legitimidade à sua identidade, ao seu...

ler mais
É preciso atualizar documentos após casamento?

É preciso atualizar documentos após casamento?

Primeiramente, na hora de planejar o casamento, além de pensar nas flores, na cerimônia e na lua de mel, é preciso atualizar documentos após casamento. Segundo o artigo 1.565 do Código Civil de 2002, caso haja interesse, qualquer um dos envolvidos poderá acrescer o...

ler mais