Entenda as diferenças entre união estável e casamento!

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 3 maio 21
diferenças entre união estável e casamento

Descobrir as diferenças entre união estável e casamento vão ajudar você a decidir a maneira ideal a fim de firmar sua relação.

Sendo assim, confira como funciona cada uma dessas modalidades e quais suas vantagens e diferenças entre elas.

Quando optar pelo casamento civil ou união estável? Normalmente a escolha depende do estágio no qual o casal se encontra.

Contudo, na prática, ambas têm valor legal para o Estado brasileiro. Saiba nos próximos tópicos as maiores diferenças entre elas. Boa leitura!

Como funciona o Casamento Coletivo?

O que é casamento?

Primeiramente, o casamento é o formato jurídico para unir duas pessoas nas quais desejam construir família. Dessa forma, o casamento é oficializado por uma autoridade, e respeita as diretrizes do código civil. Sendo assim, entre as diferenças, o casamento resulta num novo Registro Civil para o casal na forma de Certidão de Casamento. Sendo assim, ele pode ser solicitado em qualquer fase do relacionamento, sem necessidade, por exemplo, de morar na mesma casa. Portanto, o regime de bens é uma das diferenças básicas entre união estável e casamento, e se categoriza da seguinte forma:

  • Comunhão parcial de bens – se refere aos patrimônios conquistados pelo casal depois da formalização da união.
  • Comunhão total ou universal de bens – os bens de antes e depois do casamento pertencem aos dois. É necessário registrar a condição num Tabelionato de Notas;
  • Separação total de bens – todos os patrimônios adquiridos antes do matrimônio, pertencem individualmente a cada um.
  • Participação final dos aquestos – se assemelha a separação total de bens, contudo, em situação de divórcio, os patrimônios adquiridos durante a relação são divididos em partes iguais.

Contudo, são condições nas quais somente no casamento civil é possível determinar. Sendo assim, conheça 5 vantagens e diferenças desta modalidade:

  • Menos burocracia para solicitar a pensão por morte do INSS;
  • Não há necessidade comprovar convivência;
  • Objetividade na divisão de patrimônios;
  • Direito real à habitação;
  • Direito a herança.

O que é união estável?

Primeiramente, entre as principais diferenças, a união estável é quando um casal já constitui uma entidade familiar, publicamente, e desejam oficializar a relação perante a sociedade. Atualmente não há um prazo limite a fim de se solicitar a união estável, outrora era necessário comprovar ter 5 anos de convivência. Nessa modalidade a divisão de patrimônios é semelhante à comunhão parcial, ou seja, tudo aquilo acumulado após a formalização da união estável é comum ao casal. Outra das diferenças entre união estável e casamento é que no primeiro o indivíduo não tem seu estado civil mudado; pode se apresentar como solteiro no preenchimento de cadastros. Entre outras vantagens e diferenças da união estável, conheça as 5 principais:

  • Procedimento mais prático;
  • Não há necessidade de formalizar divórcio;
  • Permite união homoafetiva;
  • Pode se incluir o companheiro no plano de saúde;
  • Direito à pensão por morte (desde que formalizada a união).

Diferenças entre união estável e casamento: Documentação

Em relação aos documentos as diferenças entre união estável e casamento são mínimas, veja os documentos de cada modalidade. Documentação necessária na união estável:

  • Apresentar RG e CPF
  • Certidão de divórcio, caso uma das partes já tenha sido casada
  • Comprovante do pagamento da taxa do serviço

Desse mesmo modo, existe diferenças na documentação necessária entre ambas modalidades, veja abaixo os documentos necessários no casamento civil:

  • Certidão de nascimento (de no mínimo 6 meses);
  • RG e CPF;
  • Certidão de casamento anterior com averbação (divorciados);
  • Certidão de óbito do cônjuge falecido (viúvos).

Todas as certidões precisam estar atualizadas, e neste caso não precisa ir ao cartório presencial. Portanto, é possível solicitar certidões de inteiro teor online, basta que você entre neste endereço acessar o site Certidão de Casamento Online. Basicamente são essas as diferenças entre união estável e casamento. Avalie o mais pertinente a sua relação no momento, e siga formalize! Gostou do nosso artigo sobre as diferenças entre união estável e casamento? Continue navegando no nosso blog! Portanto, deixe um comentário abaixo e compartilhe nas suas redes sociais!

Segunda Via da Certidão de Casamento

Por Luciano Batista de Lima

Acadêmico de Direito. Experiência: 13 anos de atuação em Cartório de Registro Civil em Santa Catarina, sendo que destes, 8 anos foram como Oficial Substituto.

Comentários

Conteúdos Relacionados

Busca de certidões no Brasil: Como funciona?

Busca de certidões no Brasil: Como funciona?

Realizar a Busca de Certidões no Brasil é algo fundamental para qualquer cidadão. Desde o nascimento até a nossa morte e em diversas situações precisaremos obter certidões, seja a primeira ou segunda via. São elas que vão dar legitimidade à sua identidade, ao seu...

ler mais
É preciso atualizar documentos após casamento?

É preciso atualizar documentos após casamento?

Primeiramente, na hora de planejar o casamento, além de pensar nas flores, na cerimônia e na lua de mel, é preciso atualizar documentos após casamento. Segundo o artigo 1.565 do Código Civil de 2002, caso haja interesse, qualquer um dos envolvidos poderá acrescer o...

ler mais
Confira todos os documentos necessários para divórcio!

Confira todos os documentos necessários para divórcio!

Listar os documentos necessários para divórcio é tarefa na qual muitos casais não desejam, mas às vezes é inevitável. Sendo assim, se você quer aprender mais sobre este processo, o texto de hoje vai ajudar bastante, confira! O fim do casamento é uma situação...

ler mais