Confira todos os documentos necessários para divórcio!

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 10 maio 21
documentos necessários para divórcio

Listar os documentos necessários para divórcio é tarefa na qual muitos casais não desejam, mas às vezes é inevitável.

Sendo assim, se você quer aprender mais sobre este processo, o texto de hoje vai ajudar bastante, confira!

O fim do casamento é uma situação conturbada, e ninguém gosta de enfrentar o transtorno da burocracia para piorar os humores.

Portanto, vale conhecer todas as nuances sobre o divórcio, inclusive os documentos necessários para divórcio ao se apresentar nos cartórios. Boa leitura!

Entenda as diferenças entre união estável e casamento!

O que é o divórcio?

Primeiramente, o divórcio é a forma legal de romper um matrimônio, no qual outrora foi estabelecido por um juiz. Então, é preciso estar casado no civil para conhecer, por exemplo, quais são os documentos necessários para divórcio. Sendo assim, as pessoas nas quais optaram pela União Estável não precisam recorrer a este processo jurídico a fim de validar a separação. Basicamente existem 2 maneiras de solicitar o divórcio: numa vara de família ou no cartório (condição estabelecida desde 2007, em virtude da lei 11.441). O primeiro formato é comum quando se tem filhos e outros pontos nos quais precisam ser discutidos na presença de um magistrado. Contudo, o divórcio via cartório se destina a casais nos quais já alinharam a divisão dos bens e não tem filhos menores de 18 anos. Entretanto, também existem documentos necessários para divórcio (veremos todos mais adiante).

Tipos de divórcio

Antes de listar os documentos necessários para divórcio, vale distinguir os tipos de separação. Portanto, é preciso entender como se enquadrar. A lei brasileira classifique os seguintes modelos de divórcios:

  • Litigioso – é aquele no qual não há entendimento entre as partes; comumente só é resolvido judicialmente, e pode levar anos até se resolver.
  • Consensual – aqui existe concordância entre o casal, e é resolvido rapidamente sem a necessidade de transtornos na vara familiar.

Porém, este segundo formato se subdivide em duas formas: Judicial e Extrajudicial. O divórcio consensual judicial acontece quando se tem filhos menos, e assim existe a necessidade de formalizar a questão da guarda, por exemplo. O extrajudicial é o tipo realizado no cartório. Sendo assim, veja abaixo os documentos necessários.

Quais os documentos necessários para divórcio?

Primeiramente, após conhecer os caminhos para separação dos casais, agora vamos listar os documentos necessários para divórcio (na justiça e no cartório). Dessa forma, para esse divórcio, os documentos necessários têm certa similaridade, sobretudo para comprovar os dados pessoais, vejamos:

  • RG, CPF, Certidão de Casamento e/ou Nascimento (do casal e dos filhos);
  • Comprovante de residência (atualizado);
  • Inventário dos bens do casal;
  • Escritura de imóveis, documentos de veículos, notas fiscais de equipamentos, etc., quando se há bens para repartir;
  • Carteira da OAB (do advogado no qual representará as partes);
  • Outras declarações tais como o pacto nupcial.

Entretanto, é essencial que as certidões sejam originais e atualizadas. Sendo assim, senão tiver de posse destes documentos é necessário solicitar a segunda via. Neste caso, não é necessário ir até algum cartório presencialmente, sobretudo, quando tem dias corridos. Portanto, é possível pedir a 2ª via da certidão de casamento online, basta acessar o site Certidão de Casamento Online, enviar os documentos necessários e receber em casa o documento. Portanto, esta é a lista dos documentos necessários para divórcio. Relacione-os para finalizar quanto antes esse processo!

Como funciona o Casamento Coletivo?

Por Luciano Batista de Lima

Acadêmico de Direito. Experiência: 13 anos de atuação em Cartório de Registro Civil em Santa Catarina, sendo que destes, 8 anos foram como Oficial Substituto.

Comentários

Conteúdos Relacionados

Como funciona um contrato de namorado?

Como funciona um contrato de namorado?

Você conhece o contrato de namorado? Ele é um instrumento jurídico útil para muitos casais no início da relação. Muitos especialistas em comportamento dizem que antes de casar as pessoas precisam se conhecer plenamente, sobretudo quando existem finanças envolvidas. E...

ler mais
Pesquisar protesto pelo CPF ou CNPJ! Saiba como fazer!

Pesquisar protesto pelo CPF ou CNPJ! Saiba como fazer!

A pesquisar protesto é uma ferramenta importante para quem precisa verificar a situação de um CPF ou CNPJ em relação a possíveis protestos de dívidas. Esse tipo de pesquisa é bastante utilizado por empresas que desejam avaliar a saúde financeira de um potencial...

ler mais
Averbação de Óbito! Saiba como fazer esse procedimento!

Averbação de Óbito! Saiba como fazer esse procedimento!

Você quer mais detalhes sobre a averbação de óbito? Talvez, algumas dúvidas possam surgir durante esse procedimento, e aqui nós podemos ajudar. Acompanhe esse artigo e descubra como funciona a averbação de óbito. Averbação de óbito: Para que serve? A averbação de...

ler mais