Como garantir uma tradução juramentada em alemão da certidão? Confira as etapas aqui!

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 19 dez 24
tradução juramentada em alemão

Se você é um brasileiro residindo na Alemanha, já deve ter se deparado com a necessidade de realizar uma tradução juramentada em alemão.

Seja para questões legais, entrada em universidades ou processos de cidadania, a tradução juramentada garante que seus documentos brasileiros sejam reconhecidos com validade oficial na Alemanha.

Se deseja otimizar seus esforços e garantir que tudo esteja dentro das regras, continue lendo e saiba exatamente como proceder com segurança e eficiência.

Neste artigo do Certidão de Casamento Online, vamos abordar dois tópicos indispensáveis para quem precisa se adaptar às exigências locais e pedir a sua tradução juramentada em alemão.

Tradução juramentada em alemão da certidão: Como emitir?

Para emitir uma certidão com tradução juramentada em alemão é simples, você pode pedir de forma online:

  1. Clique em pedir certidão traduzida
  2. Informe seu nome completo, e-mail, telefone de contato e aceite dos termos
  3. Clique na opção de CERTIDÃO DE NASCIMENTOCERTIDÃO DE CASAMENTO ou CERTIDÃO DE ÓBITO
  4. Informe o estado, cidade e nome do cartório
  5. Insira os dados da certidão
  6. Escolha a opção Tradução Juramentada e seleciona “Alemã”
  7. Informe seus dados de cadastro e/ou entrega
  8. Realize o pagamento e aguarde a entrega da sua certidão.

A tradução transforma documentos emitidos no Brasil, como certidões de nascimento, casamento ou antecedentes criminais, em versões oficialmente aceitas pelas autoridades alemãs.

Diferentemente de uma tradução comum, a juramentada é feita por um tradutor público oficialmente cadastrado, este profissional garante que o conteúdo do documento traduzido seja fiel ao original, com validade equivalente ao da versão emitida no Brasil.

Documentos traduzidos de forma não oficial são frequentemente rejeitados em órgãos públicos, universidades e até para processos de imigração ou naturalização.

Como conseguir cidadania alemã?

Muitos brasileiros desejam obter a cidadania alemã para conquistar mais estabilidade de longo prazo, benefícios tributários ou simplesmente para exercer plenamente sua vida no país.

Mas o processo de naturalização, como é chamado, requer atenção a diversos detalhes, incluindo a documentação:

  • Residência na Alemanha: é necessário um período mínimo de 8 anos vivendo legalmente no país. Este tempo pode ser reduzido para 6 anos em alguns casos, como a conclusão bem-sucedida de cursos de integração
  • Prova de sustento: o candidato deve demonstrar que consegue se sustentar financeiramente, sem recorrer a benefícios estatais
  • Teste de Integração: um teste que avalia seu conhecimento sobre a língua alemã, leis e cultura do país. É indispensável para mostrar que você está integrado à sociedade alemã
  • Documentos traduzidos e certificados: este é um dos passos mais críticos. Entre eles, é extremamente comum que seja exigida uma tradução juramentada em alemão de certidões brasileiras (nascimento, casamento, etc.). Sem essa etapa, seu pedido pode ser automaticamente rejeitado
  • Renúncia à cidadania anterior (em alguns casos): a Alemanha, via de regra, não permite cidadania dupla, salvo exceções específicas.

Organize todos os seus documentos com antecedência, isso inclui certidões, contratos de trabalho e comprovações de residência.

Confie na ajuda de um tradutor juramentado para que todas as traduções estejam 100% dentro dos padrões exigidos.

Depois, entre em contato com a Ausländerbehörde (Autoridade de Estrangeiros) de sua cidade para confirmar os requisitos específicos da sua região e iniciar o pedido.

O acompanhamento de um advogado especializado em imigração ou mesmo um serviço de consultoria pode agilizar muito o procedimento.

Tanto a tradução juramentada em alemão quanto o processo de cidadania exigem atenção aos detalhes e um planejamento antecipado.

Quer mais dicas como essas? Explore nossos outros conteúdos do site e fique por dentro de tudo o que você precisa para simplificar sua vida na Alemanha.

Por Luciano Batista de Lima

Acadêmico de Direito. Experiência: 13 anos de atuação em Cartório de Registro Civil em Santa Catarina, sendo que destes, 8 anos foram como Oficial Substituto.

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