Certidão de Casamento Averbada – Descubra Como Solicitar?

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 13 mar 20
certidão de casamento averbada
A certidão de casamento averbada é um documento com alterações em relação ao matrimônio. Ou seja, sempre quando houver alguma modificação ou cancelamento na certidão original, ela será feita por meio da averbação.

A averbação, portanto, é uma mudança referente ao primeiro registro. Neste caso, a certidão de casamento tradicional.

Muitas pessoas esquecem de fazer as certidões de casamento averbadas, pois não sabem da sua importância. Porém, abaixo iremos esclarecer todas as suas dúvidas sobre a certidão de casamento averbada.

O que é a certidão de casamento averbada?

A certidão de casamento averbada atesta sobre as condições atuais do relacionamento. Isto é, apresenta informações complementares como possíveis divórcios e/ou falecimento de um dos cônjuges.

Com isso, pessoas separadas, viúvas ou que precisem alterar alguma informação na declaração original façam esse documento.

Afinal, a certidão pode ser solicitada em diversas situações relevantes da vida. As negociações de imóveis, por exemplo, inventários e para poder casar-se novamente.

Contudo, podem ainda existir outras ocasiões. Sendo assim, vamos dar uma olhada nos tipos de certidões de casamento averbadas disponíveis.

Tipos de certidão averbadas

Confira abaixo todas as opções de certidão averbada a serem solicitadas facilmente:

  • Certidão averbada de óbito: utilizada no registro do óbito de um cônjuge na certidão de casamento original;
  • Certidão averbada de divórcio: atualização a respeito da separação de um casal. Todavia, nessa alteração, é fundamental apresentar um documento emitido por um tabelionato ou tribunal de justiça comprovando o divórcio;
  • Certidão averbada de retificação: esse documento só é necessário quando a certidão de casamento foi emitida com alguma informação incorreta. Logo, a certidão de casamento averbada servirá corrigindo esse dado;

Onde retirar a certidão?

A certidão de casamento averbada deve ser registrada no cartório, onde a declaração original foi emitida.

Já as segundas vias do documento podem ser solicitadas no cartório online sem problema nenhum.

Aliás, é interessante ressaltar a averbação não pode ser realizada pelo serviço virtual. Por isso a necessidade de comparecer ao cartório físico.

Já a emissão de segunda via, após a certidão de casamento averbada, pode ser requerida pela internet, assim como as outras.

Conclusão

Hoje vimos o quanto a certidão de casamento averbada é crucial em diversas situações.

Sem essa declaração é impossível casar novamente, realizar a partilha de bens e até mesmo comprar ou vender imóveis. Dessa maneira, procure sempre manter seus registros em dia com os órgãos competentes.

Tendo a documentação atualizada, além das cópias de todos esses processos, fica muito mais fácil providenciar as demais medidas necessárias.

Você também percebeu a diferença da certidão de casamento averbada para tradicional e onde solicitá-la pela primeira vez. Depois, ainda conheceu a alternativa do serviço online para emissão de segunda via e sua facilidade.

Sendo assim, conte com a nossa ajuda para reunir as cópias dos seus documentos e recebê-los sempre no conforto da sua casa.

Por Luciano Batista de Lima

Acadêmico de Direito. Experiência: 13 anos de atuação em Cartório de Registro Civil em Santa Catarina, sendo que destes, 8 anos foram como Oficial Substituto.

Comentários

Conteúdos Relacionados

Como emitir agora sua declaração de união estável?

Como emitir agora sua declaração de união estável?

Você sabia que a declaração de união estável é um documento essencial para formalizar a convivência de casais que optam por não se casar oficialmente? Se você está buscando informações sobre como emitir essa declaração, chegou ao lugar certo. Quer saber mais detalhes...

ler mais
Para que serve uma certidão negativa de protesto?

Para que serve uma certidão negativa de protesto?

Se você já se deparou com a necessidade de comprovar a inexistência de protestos em seu nome ou de sua empresa, provavelmente já ouviu falar da certidão negativa de protesto. Essa documentação é essencial em diversas situações, desde processos de obtenção de crédito...

ler mais
Como funciona a comunhão parcial de bens?

Como funciona a comunhão parcial de bens?

Quando um casal decide casar no civil, é preciso escolher o tipo de regime de bens que será formalizado na união, dentre as opções, há a comunhão parcial de bens. A seguir, você saberá tudo em relação a esse tipo de regime, bem como as principais implicações desse...

ler mais